O mês de agosto marca, em todo o Brasil, o Agosto Lilás, campanha nacional dedicada à conscientização e ao combate à violência contra a mulher. Criada pelo Governo Federal e abraçada por estados e municípios, a iniciativa busca mobilizar toda a sociedade e as instituições para fortalecer ações de proteção, acolhimento e garantia de direitos das mulheres.
Como parte dessa mobilização, Guarapari vai sediar no próximo dia 28 de agosto o Fórum das Mulheres de Guarapari, promovido pela vereadora Rosana Pinheiro, com o tema “Conscientizar, Fortalecer e Transformar – 19 anos da Lei Maria da Penha”. O evento será realizado às 19h, no Auditório da OAB – Subseção Guarapari, e contará com sorteio de brindes, sabatina de autoridades e um espaço aberto para diálogo direto com as mulheres da cidade.
Para a vereadora Rosana Pinheiro, proponente do evento, o Fórum será um marco para o município:
A proposta é promover um debate construtivo sobre os avanços e desafios no combate à violência contra a mulher, celebrando quase duas décadas de uma das legislações mais importantes do país e reafirmando o compromisso da cidade com a defesa da vida e da dignidade feminina.
Segundo o sistema e-SUS Vigilância em Saúde (e-SUS VS), o Espírito Santo registrou, somente em 2023, 11.758 casos de violência contra mulheres. Em 2024, esse número já subiu para 14.482. Até o dia 25 de julho deste ano, já foram notificadas 9.158 ocorrências — sendo a violência física, psicológica e sexual as mais recorrentes.
Embora ainda não haja dados estatísticos específicos sobre Guarapari, o cenário estadual alerta para a necessidade de ações locais efetivas, com foco na conscientização, capacitação de profissionais para identificar precocemente sinais de violência e no fortalecimento da rede de atenção, integrando saúde, assistência social, segurança pública e órgãos de proteção.
Serviço
Data: 28 de agosto de 2025 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório da OAB – Subseção Guarapari
Programação: Sorteio de brindes, sabatina de autoridades e espaço de diálogo aberto com as mulheres da cidade.
Fonte: Portal Colina Notícias