A Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência e Cidadania (Semtac), promoveu, entre os dias 15 e 18 de setembro, a Ação Social Guarapari Viva, uma iniciativa que mobilizou mais de mil pessoas em diferentes pontos da cidade como parte das comemorações do aniversário do município.

Durante quatro dias, a população teve acesso a serviços gratuitos e atividades nas áreas de saúde, assistência social, educação, meio ambiente, cultura e lazer. As ações aconteceram no CRAS de Olaria, em Santa Mônica, na Central do CadÚnico e, com destaque, em uma grande mobilização realizada na manhã do dia 18, na Praça Philomeno Pereira, em Muquiçaba. Nesse ponto central da cidade foi montada uma estrutura com tendas de atendimento, palco para apresentações culturais, espaço kids com brinquedos infláveis e distribuição gratuita de pipoca e algodão doce, proporcionando momentos de cidadania, lazer e integração para moradores e visitantes.
Foram oferecidas orientações sobre benefícios sociais, atendimentos de saúde como aferição de pressão, testes rápidos e suporte em saúde mental, vacinação antirrábica, além de atividades voltadas para a educação ambiental, ginástica para idosos, oficinas de pintura e exposições de produtos das agroindústrias locais, valorizando a produção regional.
A vice-prefeita e secretária da Semtac, Tatiana Perim, destacou o significado da mobilização social espalhada por diferentes regiões do município. “Foi uma semana de ação social espalhada por Guarapari. Poder oferecer um serviço de qualidade, reunir a população e dizer que estaremos presentes em todos os momentos da vida das pessoas é o que dá sentido ao nosso trabalho. Essa é a nossa missão como gestão pública: estar ao lado da comunidade, com respeito e compromisso.”
A subsecretária de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Simone Sepulcri, também ressaltou a importância da ação para aproximar os serviços públicos da população. Segundo ela, a iniciativa garantiu acesso e acolhimento, permitindo que as pessoas identificassem suas necessidades e enxergassem a Secretaria como uma parceira.
Quem participou também aprovou a ação. A moradora Damiana Pereira elogiou os atendimentos, afirmando que os serviços de saúde estavam “nota 10” e destacou a animação do evento: “além disso, a gente se diverte bastante, teve até forró!”. A turista Kátia Lamas, de Barbacena (MG), disse ter se surpreendido com a estrutura: “estava passando com minha família e achei super legal. Muitas atrações para as crianças, gostei muito”. Já Maria Emília Almeida ressaltou o cuidado da Prefeitura: “essa ação demonstra o cuidado e o respeito da gestão com as pessoas”.
A Ação Social Guarapari Viva foi resultado da articulação entre diversos órgãos e secretarias da administração municipal, incluindo a CODEG, além das secretarias de Saúde, Educação, Cultura, Meio Ambiente, Agricultura, Comunicação Social, Segurança, Trânsito e Transporte e o Procon. O evento contou ainda com o apoio de parceiros como o Grupo Coutinho (Extrabom), Faculdade Anhanguera, 10º Batalhão da Polícia Militar e a Patrulha da Mulher.
Fonte: Secom