O município de Anchieta recebe, no dia 11 de novembro, a exibição gratuita do documentário “Ato Final”, premiado como melhor documentário no IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema, em Portugal. A sessão acontece no CRAS, às 14 horas, e será seguida de um debate com especialistas sobre enfrentamento à violência doméstica e ao feminicídio.

Dirigido por Roberta Fernandes, o filme percorre cidades capixabas como parte do circuito “Ato Final na Estrada”, que tem o objetivo de estimular o diálogo e a conscientização sobre as diversas formas de violência sofridas por mulheres em todo o país. A iniciativa integra as ações do mês de novembro, quando é realizada a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”.

Além das exibições, o projeto promove rodas de conversa com psicólogas, assistentes sociais e advogadas, criando um espaço de reflexão e acolhimento sobre os desafios enfrentados por mulheres em situação de violência.

O longa-metragem mescla entrevistas e encenações com atrizes que representam mulheres vítimas de feminicídio, retratando o ciclo da violência de gênero até seu ponto mais extremo – o “ato final” de uma sequência de agressões.

“O filme denuncia como comportamentos violentos são naturalizados e, às vezes, até romantizados. Precisamos falar, reconhecer os sinais e agir, porque o silêncio também mata. O cinema é uma boa ferramenta de denúncia e sensibilização, capaz de estimular a reflexão coletiva e impulsionar novas formas de percebermos a realidade e nos relacionarmos”, afirma a diretora Roberta Fernandes.

Aprovado pela Lei Rouanet e patrocinado pela Ecovias, o circuito “Ato Final na Estrada” busca aproximar o público do debate sobre equidade de gênero e enfrentamento ao machismo. O documentário já foi exibido em salas de cinema de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Florianópolis, Belo Horizonte, Juazeiro do Norte e Balneário Camboriú, além de Lisboa, Porto e Coimbra, em Portugal.

Serviço: Exibição do documentário “Ato Final”

Local: CRAS de Anchieta
Endereço: R. Gov. Dias Lopes, 137 – Centro
Data: 11 de novembro
Horário: 14h
Entrada gratuita | Aberto ao público

Sinopse
As personagens principais deste filme estão mortas. Para contar suas histórias, três atrizes experimentam, no palco, as emoções de mulheres que viveram intimamente o risco do feminicídio. Enquanto isso, um grupo de sobreviventes luta para amparar vítimas de relacionamentos abusivos. Juntas, elas gritam, porque o silêncio mata mulheres todos os dias.

Se você ou alguém que você conhece está enfrentando violência doméstica, ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher. Sua ligação pode salvar vidas.

Ficha técnica

Direção: Roberta Fernandes
Produção executiva: Rodrigo Cerqueira
Roteiro: Roberta Fernandes e Marcella Rocha
Direção de fotografia: Ursula Dart
Montagem: Iris de Oliveira
Edição de som e mixagem: Tiago Bello e Toco Cerqueira
Finalização: William Rubim
Preparadora de elenco: Rejane Arruda
Distribuição: ELO Studios

Fonte: Secom