Soluções logísticas para aumentar a competitividade e favorecer o desenvolvimento dos estados vizinhos foram pauta na reunião entre os Legislativos capixaba e mineiro e o governo do ES
O vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), e o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Marcelo Santos (União), receberam na manhã desta segunda-feira (20), o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Leite (MDB), abrangendo o diálogo para garantir os investimentos ferroviários propostos dentro da renovação da concessão Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
“Essa é uma interlocução sadia que favorece o desenvolvimento social e econômico nos dois estados com bons impactos também no Centro-Oeste brasileiro. A conexão tradicional de Minas e Espírito Santo tem potencial de modernização e crescimento, ampliando a parceria comercial num movimento amplo e contínuo de exportações e importações. O que temos vivenciado nos últimos anos por aqui é muito promissor e os maiores investimentos portuários realizados no Brasil são no Espírito Santo. Essa união de esforços dos estados tem muita relevância”, destaca o vice-governador Ricardo Ferraço.
A parceria tem o objetivo de convergir ações que favoreçam a implantação de trechos ferroviários para ampliar a competitividade da movimentação de cargas entre os dois estados.
“Quando uma pauta une dois estados vizinhos em torno de um mesmo objetivo o resultado é crescimento para todos. O contorno de Belo Horizonte vai agilizar o transporte, reduzir custos logísticos e fortalecer ainda mais a integração entre Espírito Santo e Minas Gerais, que já compartilham tantos laços. Esse é um grande exemplo de como o diálogo entre Parlamentos pode transformar ideias em benefícios reais para o país”, ressalta o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Marcelo Santos.
A FCA abrange 7.856 quilômetros, sob controle da VLI Logística desde 2011. A malha ferroviária conecta sete estados do país – Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe – e o Distrito Federal. Está em avaliação o processo de renovação antecipada do contrato de concessão para o período de 30 anos (até 2056), com previsão de quase R$ 30 bilhões em investimentos para modernizar a estrutura.
Corredor Centro-Leste
A reunião também teve como pauta o contorno da Serra do Tigre e a variante de Itabira, esta criando o corredor Centro-Leste Ferroviário, interligando a FCA e a Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM). As duas intervenções são em Minas Gerais.
Com o corredor Centro-Leste será instalada uma nova rota favorecendo o escoamento de cargas do Noroeste de Minas e do Leste de Goiás aos portos do Espírito Santo bem como o movimento contrário de insumos e produtos importados.
Fonte: Portal Colina Notícias