Ação faz parte das iniciativas sob responsabilidade da empresa dentro do escopo do Novo Acordo do Rio Doce


A Samarco acaba de realizar uma importante entrega que ficou sob sua responsabilidade no Novo Acordo do Rio Doce. Trata-se do repasse de R$3,5 milhões para a reforma de estruturas da Reserva Biológica de Comboios (REBIO Comboios), localizada na divisa dos municípios de Linhares e Aracruz, no Espírito Santo.


O repasse financeiro para a REBIO Comboios se destina a ações necessárias para a Revitalização da Área de Visitação da REBIO Comboios, contemplando adequações no sistema de captação de água para os tanques das tartarugas marinhas, recuperação do deck, reformas e instalações de estruturas administrativas, como laboratório e Sistema de Combate a Incêndio, além de melhorias necessárias à acessibilidade de visitantes com dificuldades de locomoção. O valor também será destinado à substituição da infraestrutura hidráulica usada para encher e esgotar os tanques e na substituição dos painéis e cabos elétricos na Casa de Comando dos Tanques.


O repasse será feito por meio do FUNBIO (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade), associação privada sem fins lucrativos. O FUNBIO foi selecionado para ser a instituição executora destas ações em razão de sua histórica atuação como gerenciador de projetos financiados por recursos nacionais, com origem em obrigações legais para conservação da biodiversidade, pelo reconhecimento nacional e internacional e por atuar em cooperação com o ICMBio e o Ministério do Meio Ambiente.


Todo esse trabalho de revitalização da área de visitação traz melhorias importantes para a REBIO Comboios e possibilitará a intensificação de parte importante do seu trabalho, que é a proteção da desova de diversas espécies de tartarugas marinhas. A área de praia da REBIO Comboios, entre Linhares e Aracruz é considerada um dos maiores sítios de desova da tartaruga-de-couro no Brasil.


“Este repasse a entidades que realizam um trabalho sério e consolidado como a REBIO Comboios, permite efetiva contribuição na melhora das condições de infraestrutura desta unidade de conservação atraindo mais visitantes, promovendo educação ambiental e garantindo a preservação das tartarugas marinhas”, esclarece a gerente técnica Ambiental da Reparação, Brígida Maioli.


As informações gerais do Acordo e sobre as obrigações de fazer da Samarco estão disponíveis em www.samarco.com/reparacao.

Fonte: Portal Colina Notícias