O Hospital Geral Dr. Luiz Buaiz, Hifa Guarapari, acaba de completar um ano de funcionamento. Após a inauguração da estrutura, em 2024, o dia 30 de setembro daquele ano entrou para a história da Cidade Saúde como data do início dos atendimentos no local.

Sob a administração do Hospital Infantil Francisco de Assis (Hifa), os serviços hospitalares foram progredindo por etapas, começando com a abertura de leitos e atendimento para adultos; a transferência dos serviços de maternidade, enfermaria cirúrgica pediátrica, Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) e Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN); e a abertura da enfermaria cirúrgica e de leitos UTI para adultos.

“É uma satisfação imensa ter contribuído para a valorização da saúde pública de Guarapari, abrir um hospital, hoje com 187 leitos ofertados ao SUS, e com a complexidade do Hospital Dr. Luiz Buaiz, com diversas especialidades médicas, resolutividade em média e alta complexidade, um equipamento dotado de enfermarias para adultos e crianças, UTI para adultos, Neonatal e Pediátrico, além de uma maternidade extremamente resolutiva, coloca o município em um cenário de destaque a nível nacional”, destaca Jaílton Pedroso, superintendente do Hospital HIFA.

Em data mais recente, o Pronto Atendimento Infantil passou a funcionar nas instalações do Hospital. Para Jaílton, com consolidação dos serviços na unidade, Guarapari se destaca no âmbito da saúde pública. “Hoje essa estrutura tem contribuído de forma impactante na melhoria dos indicadores de saúde da Região Litorânea Sul Capixaba, realizando mensalmente mais de 850 internações hospitalares, 3300 atendimentos ambulatoriais, dando dignidade à população, com uma oferta de serviços que qualifica e diferencia o SUS Capixaba”, completa.

Os números até agosto de 2025 reforçam a importância do hospital para a população de Guarapari e região. São mais de 8 mil atendimentos divididos entre: 2.278 clínicos e de enfermaria adulto, sendo 193 em UTI; 1.698 atendimentos de maternidade, considerando 268 da UTI Neonatal; 2.192 atendimentos de pediatria (clínicos, enfermaria e UTI); e 2.052 cirurgias que incluem 973 partos, 398 cirurgias pediátricas, 429 de ortopedia e traumatologia e 255 cirurgias gerais.

O motorista de aplicativo Marcelo Portela Mafra faz parte dessas estatísticas; ele torceu o tornozelo com uma fratura da tíbia e foi encaminhado ao Hospital Dr Luiz Buaiz após passar pela UPA de Guarapari. “O hospital possui instalações perfeitas, bem-organizado. Fui muito bem atendido desde a parte médica, passando pela assistência, até o atendimento das equipes. Acredito que agora é focar em manter a qualidade e melhorar cada vez mais, pois o trabalho bom que já é feito, dedicado ao paciente, é o mais importante”, compartilha.

Captação de órgãos

Colocando o Hospital Geral Dr. Luiz Buaiz no radar estadual da captação de órgãos, no dia 17 de maio deste ano, a unidade já realizou a primeira captação e promoveu um avanço histórico em Guarapari. A ação representou um marco significativo para a instituição e reforça o compromisso do hospital com a ampliação de seus serviços e a valorização da vida.

Visitas ao HGLB

Ao longo deste um ano, a sociedade civil organizada, por meio de quase 20 entidades e instituições formalizadas, teve a oportunidade de visitar as instalações do HGLB e validar a qualidade da estrutura e dos serviços prestados no local. A abertura desse canal de diálogo e prestação de contas é uma mostra da seriedade e do respeito como premissas do Hifa para execução das atividades.

Fonte: Portal Colina Notícias