Ele estava na escola de Madureira desde 2006. Ele também defendia a Tom Maior, de São Paulo. Segundo amigos, Gilsinho tinha feito uma cirurgia bariátrica na última semana.
O intérprete da Portela, Gilsinho, morreu nesta terça-feira (30), informou a agremiação. O cantor tinha 55 anos e estava na escola de Madureira desde 2006. A escola afirmou que Gilsinho morreu “em decorrência de complicações após um procedimento cirúrgico”.
Segundo amigos, Gilsinho tinha feito uma cirurgia bariátrica na última semana. Ele teve alta no sábado (27) e sofreu complicações a partir desta segunda..
Gilsinho, que também defendia a Tom Maior, do carnaval de São Paulo, tinha entre suas características uma voz potente e cativava o público já no esquenta para entrar na Sapucaí. Ele tinha raízes portelenses e era filho de Jorge do Violão, integrante da Velha Guarda da escola entre os anos 70 e 80. Também era afilhado do lendário compositor Casquinha.
No carnaval deste ano, quando a Portela homenageou Milton Nascimento, Gilsinho emocionou com uma interpretação de “Maria Maria”. Em anos anteriores cantou um ponto para Xangô e homenageou Clara Nunes. Seu grito de guerra era “Vai na Ginga, Portela!” .
No carnaval de São Paulo, foi campeão na Vai Vai em 2015, com enredo em homenagem a Elis Regina. No título de 2017 da Portela, estava na escola.
A Portela decretou luto de três dias. “Sua voz embalou momentos inesquecíveis, emocionou gerações e marcou profundamente o Carnaval do Brasil. Ele representou com maestria a nossa tradição, levando o nome da Portela com respeito, talento e paixão”, escreveu a agremiação.
“Gilsinho marcou o Carnaval com sua voz potente, seu amor pelo samba e sua dedicação à Portela desde 2006, tornando-se um dos maiores ícones da história da Portela. Sobrinho de coração da cantora Clara Nunes, ele deixa filhos e uma comunidade cheia de saudade. Em reconhecimento à sua trajetória e à sua contribuição para o samba e para a nossa escola, a Portela decreta luto oficial de três dias.Gilsinho será sempre lembrado como a voz e a alma portelense”, acrescentou
A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) escreveu em suas redes sociais que” recebe com profunda tristeza a notícia do falecimento de Gilson da Conceição, o Gilsinho, intérprete marcante da Portela e voz inesquecível do Carnaval carioca”.
“Sua trajetória ficará eternizada na história do samba e na memória da nossa Avenida, onde emocionou gerações com sua voz potente e cativante. A Liesa se solidariza com a família, amigos, a comunidade portelense e todo o mundo do samba neste momento de dor. Estamos de luto pela partida de um dos grandes expoentes do nosso Carnaval”, acrescentou a liga.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/q/4/GvuctXSSAT9n3DLneZYw/dsc02707.jpg)
Gilsinho, intérprete da Portela — Foto: Gil Lira/Divulgação
Fonte: A Gazeta