O Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) realiza a 13ª Caminhada de Sensibilização para a Doação de Órgãos, neste sábado (27), na orla da Praia da Costa, a partir das 15 horas. A iniciativa busca incentivar o diálogo familiar sobre o assunto e esclarecer dúvidas sobre o processo da doação.

O evento reúne médicos, funcionários do hospital, pacientes transplantados e aqueles que estão na fila de espera por um órgão. “Realizamos essa caminhada há mais de 10 anos para mostrar como a doação de órgãos pode salvar vidas! Durante a caminhada levamos muita informação e desmistificamos o processo, dessa forma conseguimos encorajar as famílias a autorizarem a doação”, fala o coordenador do centro transplantador do HEVV, Bruno Majevski.
Na concentração do evento, uma professora de dança fará o aquecimento com animação, terá atrações para as crianças e a mascote da caminhada será apresentada. Já durante o trajeto um helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAER) fará um sobrevoo.
“O NOTAER tem uma grande representatividade para esse evento. São eles que realizam o importante trabalho de transportar órgãos e equipes médicas para transplantes em diversas regiões do estado de forma rápida e eficiente. Dependendo da distância, se utilizássemos o meio terrestre, o transplante poderia se tornar inviável, já que cada órgão tem um tempo limite para o transplante, conhecido como tempo de isquemia”, explica Samira Sorio, enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HEVV.
Fonte: AEBES