Neste ano de 2025, Guarapari celebra uma data histórica que marca um novo capítulo na preservação de sua memória: os 134 anos de Elevação à categoria de cidade. A comemoração faz parte de um processo de reabilitação histórica, idealizado pelo prefeito Rodrigo Borges e desenvolvido em conjunto pelas secretarias municipais de Educação, Cultura, Turismo, Administração e Comunicação.

Na noite de ontem (10), foi feita uma apresentação sobre o tema na escola Costa e Silva. Para dar rigor e autenticidade ao processo, uma comissão formada por historiadores e gestores municipais já realiza estudos aprofundados sobre os principais registros que marcaram a trajetória da cidade. Integram a comissão os historiadores José Amaral Fernandes Filho, Thiara Bernardo Dutra e a professora de artes Fernanda Silva Geraldo, que vêm conduzindo o trabalho de pesquisa e análise documental.

Segundo o historiador José Amaral, a mudança é fruto de um esforço coletivo de apuração histórica. “Durante muitos anos, comemoramos como se Guarapari tivesse passado por um processo de emancipação, mas isso nunca ocorreu. A verdade é que, em 1891, uma lei assinada pelo Barão de Monjardim elevou a antiga ‘Villa de Guarapary’ à categoria de cidade. Este documento é a base legal que sustenta a correção, e por isso, em 2025, celebramos os 134 anos de Elevação da cidade”, explica.

A historiadora Thiara Bernardo Dutra reforçou que o trabalho da comissão vai além do simples levantamento documental, pois se trata de apresentar à população aspectos pouco conhecidos de nossa história. “O trabalho não termina aqui. Estamos apenas no início de uma caminhada de valorização da nossa história, que certamente vai nos permitir contar com mais clareza e veracidade os fatos que marcaram a ocupação e formação de Guarapari”, destacou.

Já a professora Fernanda Silva Geraldo ressaltou a importância do envolvimento das novas gerações nesse processo de resgate. “Mais do que corrigir datas, queremos despertar nas escolas e na comunidade o interesse pela história local. Quando os jovens entendem a trajetória de sua cidade, eles passam a valorizar mais o presente e a sonhar com um futuro ainda melhor para Guarapari. Importante instigar nos jovens em formação cultural e intelectual, o sentimento de pertencimento. Para que valorizem suas raízes históricas”, afirmou.

O prefeito Rodrigo Borges destacou a importância do resgate histórico para o fortalecimento da identidade cultural e da memória coletiva da população. “Este trabalho vai muito além de uma comemoração. É uma questão de respeito à história de Guarapari e de valorização da nossa gente. Estamos corrigindo o que precisa ser corrigido, com base na ciência e na pesquisa histórica, para que futuras gerações conheçam a história de sua cidade”, afirmou o prefeito.

Além da data de Elevação, outros marcos também serão revisitados pela comissão. O próximo passo será a análise e atualização da data de fundação do município, processo que deve mobilizar documentos antigos, registros da Igreja e fontes oficiais.

Os trabalhos da comissão seguem em andamento com o apoio jurídico e administrativo, garantindo a segurança legal e a organização necessária para o avanço das pesquisas.

Fonte: Secom