Nesta sexta (29), representantes de 15 municípios compareceram a evento sobre Comunicação Legislativa com palestras ofertadas por servidores da Ales
Participantes do Seminário de Comunicação Legislativa, promovido pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), deixarão o evento cheios de ideias para levarem para as câmaras municipais. O seminário foi realizado na quinta (28) e sexta-feira (29) e direcionado para vereadores e servidores da área nas casas legislativas dos municípios capixabas com o objetivo de aperfeiçoar a comunicação com os cidadãos.
Confira as fotos do seminário
“Espero, sinceramente, que os participantes retornem aos seus municípios e implementem as ideias para que o cidadão de cada uma dessas cidades possa ser melhor informado sobre o importante trabalho feito pelas casas legislativas. Essa é a nossa proposta”, disse o presidente da Assembleia, deputado Marcelo Santos (União).
O presidente também falou aos participantes de 15 municípios presentes no segundo dia do evento. O seminário foi dividido em duas turmas – uma na quinta e outra na sexta – em função do grande número de interessados. O evento recebeu representantes de municípios distribuídos do Sul ao Norte do estado, incluindo cinco da Grande Vitória: Serra, Vitória, Vila Velha, Cariacica e Viana. Compareceram, ainda, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Ibatiba, Linhares, Pedro Canário, Píuma, Venda Nova do Imigrante e Vila Valério.
“A sociedade, se não sabe o que nós fazemos no Legislativo, é porque não comunicamos de forma eficaz. Estamos fazendo esse convênio com as câmaras não apenas na Comunicação, mas também na área do Direito, para permitir a todos os municípios acesso a material atualizado para subsidiar e qualificar pareceres e iniciativas”, disse Marcelo Santos.
Vereadores
A vereadora Angela Camporez, que é vice-presidente da Câmara de Vila Valério, disse que sai convencida de que, independentemente do tamanho do município, a comunicação social é muito importante. “Estou levando para nosso presidente, Adilson Rodrigues, a proposta de termos um assessor para cuidar dessa comunicação, até mesmo para que a mídia regional possa acompanhar melhor os nossos trabalhos e a população possa ficar mais bem informada”, disse Angela.
Vereadores de Piúma, Ruan Miranda e Fabrício Taylor, tiveram percepções diferentes, porém, complementares sobre o tema, ao ouvir os palestrantes, profissionais da equipe da Secretaria de Comunicação da Assembleia. “Estou no primeiro mandato e a participação no seminário é importante porque uma boa comunicação permite entrar na casa das pessoas para mostrar o que fazemos e melhorar a imagem da Câmara”, disse Ruan.
Já Fabrício foi além: “Peguei outra ideia, de que a comunicação institucional faz a pessoa ouvir o que ela precisa ouvir. Não adianta querer vender geladeira para esquimó”. Ele informou que vai levar ao presidente da Câmara de Piúma, no litoral sul, a importância de contratar uma agência para fazer a comunicação institucional da Casa.
De Linhares, a assessora de comunicação da Câmara, Astrid Malacarne, também disse ter valido a pena participar do seminário. “Pudemos conhecer melhor como funciona a comunicação institucional legislativa, aprendendo com a experiência dos colegas da Assembleia e atualizando-nos. Vamos levar ao presidente da Câmara várias ideias para melhorar não apenas a comunicação com a sociedade, mas a própria comunicação interna, da equipe”.
O secretário de Comunicação da Assembleia Legislativa, Leonardo Nunes, enfatizou a importância de dar visibilidade aos trabalhos do Poder Legislativo para contribuir no combate a notícias falsas que circulam livremente pelas redes sociais, mas também de assumir a narrativa. “É preciso comunicar adequadamente sobre todos os temas, sejam aquelas iniciativas cotidianas, sejam os temas áridos que surgem. Se a comunicação institucional não assume a narrativa, de forma adequada, alguém vai falar de forma inadequada e desgastar o Poder”, disse Nunes.
Oficinas
Assim como no primeiro dia do seminário, o período da tarde foi dedicado a oficinas com os seguintes temas: Produção de Conteúdo e Linguagem Cidadã; Redes Sociais e Imagem Pública do Legislativo; Assessoria de Imprensa e Agência de Notícia Legislativa; e Implantação de TV Legislativa e WebTV. Apesar da abordagem dos mesmos temas de quinta, o perfil do público foi diferente. Nesta sexta, a plateia foi formada especialmente por assessores de vereadores de câmaras municipais, enquanto ontem era majoritariamente composta por vereadores.
Os participantes consideraram de grande utilidade prática as temáticas apresentadas por servidores que atuam no setor de comunicação da Ales.
Assessora de vereadora, a jornalista Luciana Araújo se mostrou grata pela oportunidade de conhecer ações que podem aproximar o mandato parlamentar do cidadão. “Quando você está no interior, isolada do que está acontecendo, você acaba perdendo o foco de que há possibilidades simples de modificação. Por exemplo, o “Agora é Lei”, colocar no nosso site uma coisa que não tem custo e traz uma importância de comunicação”, exemplificou Luciana, em referência ao quadro que trata da divulgação das normas que se tornam lei nos veículos de comunicação do Legislativo.
Aprendizado
Já Leonardo Saimon, jornalista e assessor de vereador do município de Serra, destacou que o seminário contribuiu na apresentação da experiência dos comunicadores da Ales, das técnicas e da revisão de conceitos de comunicação.
“Este seminário vai contribuir com o trabalho desenvolvido lá na ponta. Temos aprendido aqui não só as técnicas, mas com o caminho longo da Assembleia Legislativa de comunicação e a gente está se apropriando desse conhecimento. Além do que, estamos relembrando conceitos e questões já esquecidas no dia a dia. Isso contribui para que a gente possa fazer um trabalho de mais qualidade”, garantiu Saimon.
Nova TV
A Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim já foi autorizada pela Câmara Federal a receber os equipamentos de transmissão de sinal de TV. Para tanto, o Legislativo cachoeirense precisa implantar toda estrutura técnica e de pessoal necessários.
Camila Reis, servidora efetiva e assessora da Câmara de Cachoeiro veio ao seminário para conhecer um pouco do trabalho da Ales. “É sempre um oportunidade de aprimorar o que a gente já faz e de ideias para implantar novas ações, novos conteúdos e uma forma melhor de lidar com determinadas situações que a gente não tinha pensado. Por isso, não perdemos essas oportunidades”, revelou.
A subsecretária de Rádio e TV da Ales, Gabriela Mignoni, fez uma avaliação positiva dos dois dias de evento:
“A iniciativa da Secretaria de Comunicação é importante porque é uma oportunidade de compartilhar com as câmaras municipais, que têm uma estrutura menor do que a nossa, de mostrar o que temos feito no dia a dia. Como a Comunicação consegue conversar com a sociedade, o que é importante para o pessoal que trabalha nas câmaras entender, e encontrar a melhor forma de o vereador se comunicar com esse cidadão no seu dia a dia. Foi uma iniciativa que valorizou nossos servidores que compartilharam seu trabalho e seu conhecimento. Estou muito satisfeita com o resultado. Espero que venham outros”, comemorou Mignoni.
Fonte: Ales