A Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, marcou presença no Salão do Turismo 2025, realizado em São Paulo. Durante o evento, além de representar o município no estande do Espírito Santo e receber o Plano Brasis, documento estratégico para a promoção internacional do turismo, o secretário de Turismo, Fernando Otávio, conheceu os dinossauros que farão parte das novas sedes do Terra dos Dinos, um dos maiores parques temáticos de dinossauros do mundo.

O parque, atualmente localizado em Miguel Pereira (RJ), ocupa quase 100 mil metros quadrados de reserva ecológica e conta com mais de 40 dinossauros em tamanho real. Com unidades já confirmadas em Campos do Jordão (SP) e agora em Guarapari (ES), o projeto tem previsão de início das obras nos próximos meses e inauguração em 2027.

Além desse anúncio, o evento foi palco para a entrega do Plano Brasis, um desdobramento do Plano Internacional de Marketing Turístico 2025–2027, construído a partir de dados, inteligência de mercado e participação do trade. No relatório específico do Espírito Santo, Vitória e Guarapari aparecem como destinos estratégicos para a internacionalização do estado.

A capital capixaba se destaca pelo turismo de negócios e eventos, com centros de convenções, rede hoteleira de bandeiras renomadas e atrativos culturais, como o Galpão das Paneleiras e o conjunto histórico do Centro.

Já Guarapari é reconhecida como um dos destinos mais conhecidos do Espírito Santo, com 52 praias, ilhas e áreas de preservação, além de ser referência em mergulho recreativo, com cinco pontos naturais próximos ao litoral e passeios de escuna para o arquipélago das Três Ilhas. Esses diferenciais reforçam o protagonismo do município na estratégia internacional do turismo capixaba, especialmente no segmento de Sol e Praia.

O documento também ressalta a diversidade do Espírito Santo, que reúne praias, montanhas, gastronomia e atrativos únicos, como a observação de baleias-jubarte ao longo da costa. Entre as recomendações do Plano Brasis está a ampliação da conectividade aérea do estado, priorizando ligações com hubs nacionais para impulsionar o turismo de Sol e Praia, além de negócios e eventos. O plano destaca ainda o PATI – Programa de Aceleração do Turismo Internacional, que oferece incentivos à criação de novas rotas internacionais, fundamental para conectar o Espírito Santo a mercados estratégicos.

“Conforme o nosso prefeito Rodrigo Borges destaca, o melhor do Espírito Santo também está aqui. Guarapari é vitrine do nosso litoral e um dos principais destinos do Plano Brasis para fortalecer a promoção internacional do turismo capixaba. Agora, com a chegada do Terra dos Dinos, reafirmamos nosso papel como referência em Sol e Praia, mergulho e experiências únicas que dialogam com o que o visitante internacional procura”, destaca o Secretário de Turismo de Guarapari, Fernando Otávio.

Sobre o Plano Brasis

O Plano de Ação para a Promoção Turística Internacional articula diretrizes nacionais com vocações e estratégias locais. Seu objetivo é inserir o Espírito Santo nos mercados emissores estratégicos por meio de ações coordenadas entre poder público e setor privado, valorizando as singularidades capixabas e o posicionamento da Marca Brasil no exterior.

Fonte: Secom