Dessa forma a faixa etária para imunização contra o HPV passou a ser de 09 a 19 anos. A vacina protege contra diferentes tipos de câncer que podem atingir meninas, meninos, mulheres e homens.
A Secretaria Municipal de Saúde de Alfredo Chaves informa que a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) foi temporariamente ampliada para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a imunização. Dessa forma a faixa etária para imunização passou a ser para adolescentes e jovens de 09 a 19 anos.
Reconhecida como uma das vacinas mais seguras e eficazes do calendário vacinal, a dose contra o HPV protege contra diferentes tipos de câncer que podem atingir meninas, meninos, mulheres e homens.
A vacina está disponível em todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município. Para facilitar o acesso da população, a ESF Cajá mantém a sala de vacinação em horário estendido, de segunda a quinta-feira, das 17h às 21h.
De acordo com a enfermeira referência técnica em imunização, Walquiria Parteli Cominotti, a adesão dos jovens é fundamental para garantir a proteção individual e coletiva. “É uma oportunidade importante para quem ainda não recebeu a vacina. O HPV pode causar sérios problemas de saúde, e a imunização é a forma mais eficaz de prevenção”, reforçou.
Para mais informações, os interessados podem procurar a unidade de saúde mais próxima.
Telefone Unidade Saúde do Cajá: (27) 92001-0383
Fonte: Secom