A campanha Agosto Dourado, que conscientiza sobre a importância do aleitamento materno, contará com uma programação especial em Vila Velha. Ao longo do mês, unidades de saúde e o Centro Municipal de Atendimento em Saúde (Cemas) vão promover atividades voltadas ao fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê, à valorização do leite materno e à qualificação dos profissionais da área.
A programação especial do Agosto Dourado em Vila Velha começa quarta-feira (6), com uma ação na Unidade de Saúde de Paul. Às 14 horas, será realizada uma roda de conversa com gestantes e mulheres que estão amamentando, abordando a importância do aleitamento materno e a doação de leite humano. A atividade será conduzida pelo enfermeiro Luiz Felipe Magalhães Martins, referência em pré-natal na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
Já na quinta-feira (7) acontecerá, das 8 às 11 horas, no auditório do Cemas, uma capacitação sobre aleitamento materno voltada para os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) de Vila Velha. A qualificação será conduzida pelas médicas pediatras Elaine Guedes Gonçalves de Oliveira, referência em Saúde da Criança da Semsa e Angélica Alves de Carvalho, responsável técnica pelo Banco de Leite Humano do Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba).
Pintura gestacional
No dia 12 de agosto, às 13h30, o auditório da Unidade de Saúde do Ibes recebe uma roda de conversa seguida de uma aula prática de amamentação. Já no dia 20, às 14 horas, será a vez da Unidade de Saúde de Jardim Marilândia promover uma palestra com o tema “Priorizemos a amamentação: construindo sistemas de apoio sustentáveis”, conduzida pelas enfermeiras Angela Felix e Sara Lopes. A programação inclui ainda pintura gestacional (desenho na barriga da mulher grávida) como forma de acolhimento e valorização das gestantes.
A programação do Agosto Dourado em Vila Velha será encerrada no dia 28 de agosto com atividades em duas unidades de saúde. Às 10 horas, a Unidade de Praia das Gaivotas promove uma palestra com a participação de odontólogos, enfermeiro e farmacêutico. Já às 13h30, na Unidade de Ulisses Guimarães, será realizada uma roda de conversa com gestantes, com orientações da enfermeira e da pediatra da unidade.
Fonte: Secretaria de Saúde