Rotas e circuitos formalizados a partir de iniciativas de deputados estaduais consolidam e dão visibilidade ao setor turístico capixaba
As férias escolares de meio do ano estão acabando, mas ainda dá tempo para conhecer um pouquinho mais do Espírito Santo. Uma boa dica é aproveitar uma das várias rotas turísticas estaduais institucionalizadas por meio de lei este ano.
Exemplo é o Circuito do Colono (Lei 12.412), que teve origem no Projeto de Lei (PL) 221/2025, elaborado pelo presidente da Assembleia Legislativa (Ales), Marcelo Santos (União). Essa rota fica no distrito de Paraju, localizado a 35 km da sede do município de Domingos Martins. O acesso é feito pela rodovia BR-262, km 56, no chamado “Trevo de Paraju”.
“Ao reconhecer a rota por lei, temos a capacidade de buscar os investimentos para que o Estado possa promover o desenvolvimento turístico dessa região, que é bonita por natureza. Os empreendedores daqui são moradores que acreditam no potencial turístico, no agroturismo e no agronegócio. Nosso papel é, através de recursos do Estado, potencializar o caixa do município para promover as ações necessárias e criar um ambiente adequado para que de fato seja estabelecida uma Rota do Colono com toda a infraestrutura necessária”, destacou o parlamentar na ocasião da promulgação da lei, durante a IV Feira do Colono, em Paraju.
Quem for visitar o circuito, pode conhecer um pouco da cultura e da tradição dos imigrantes que colonizaram a região, além das diversas belezas naturais. Ao longo do caminho existem restaurantes, bares, cachaçarias e lojas com produtos da localidade. O turista ainda pode se aventurar por trilhas e caminhadas ecológicas, passeios de bicicleta e aproveitar para tomar um banho de cachoeira.
Também estão disponíveis visitações a sítios e hospedagens rurais, para quem curte a tranquilidade de passar a noite em lugares mais afastados da agitação do centro da cidade. São várias as opções para aproveitar um final de semana com toda a família em meio à natureza e degustando a culinária local.
Proprietária de sítio, Ana Júlia avalia que a oficialização do Circuito do Colono pode trazer mais visibilidade e atrair mais visitantes para o distrito de Paraju. “Querendo ou não, traz um charme a mais. Vai mostrar a cultura, desde os produtos que vêm de gerações e gerações até o crochê manual que a pessoa sabe fazer, aprendeu com os avós, com os antepassados. Então, acho que vai contar a nossa história, do nosso passado e vai trazer uma visibilidade maior”, disse Ana Júlia Kutz Neves.
Confira outras rotas turísticas que viraram lei em 2025:
- Lei 12.359: Cria a Rota do Pico dos Pontões, localizada no município de Mimoso do Sul. Autor: Dr. Bruno Resende (União)
- Lei 12.363: Cria a Rota das Águas, localizada nos municípios de Vargem Alta, Iconha e Alfredo Chaves. Autor: Callegari (PL)
- Lei 12.369: Cria a Rota do Itabira, localizada em Cachoeiro de Itapemirim. Autor: Dr. Bruno Resende (União)
- Lei 12.421: Cria a Rota das Especiarias, localizada no município de São Mateus. Autor: Lucas Polese (PL)
- Lei 12.457: Cria a Rota Turística da Carne de Sol da Doce Terra Morena, compreendendo os municípios de Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Conceição da Barra e Boa Esperança. Autores: Toninho da Emater e Janete de Sá (ambos do PSB)
- Lei 12.466: Cria a Rota da Liberdade, Rota Turística, Histórico-Cultural, Religiosa e Gastronômica de São José do Queimado, localizada entre os municípios de Vitória e de Serra. Autor: Fábio Duarte (Rede)
- Lei 12.468: Reconhece o Circuito Turístico do Chapéu, localizado no município de Domingos Martins. Autor: Toninho da Emater (PSB)
Fonte: Ales
















































