Nesta terça-feira (29), das 14h às 17h, o auditório da Prefeitura de Vila Velha será palco do 1º Workshop para Implantação da Contabilidade de Custos na Administração Pública.
A capacitação será voltada exclusivamente a secretários e subsecretários municipais, tendo como foco o alinhamento dos fundamentos técnicos e legais envolvidos na nova metodologia adotada pelo município, para sistematizar a apuração de custos. O objetivo é ampliar a eficiência na aplicação dos recursos públicos e no exercício da governança pública canela-verde.
O evento é parte do acordo de cooperação firmado entre a Prefeitura de Vila Velha e o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), dentro do escopo de exigências legais previstas na Lei nº 4.320/64, Lei de Responsabilidade Fiscal; na Portaria STN nº 634/2013; e na Instrução Normativa TC-ES nº 36/2016.
Este treinamento vai ser conduzido pela equipe da Secretaria Municipal de Finanças (SEMFI), cuja principal meta é aprimorar a gestão pública com base na eficiência e na transparência no uso dos recursos.
Abordagem prática
Durante o workshop, o auditor do TCE-ES, Rodrigo Lubiana, apresentará uma abordagem prática sobre os desafios e os benefícios da contabilidade de custos na gestão pública, mostrando como a ferramenta pode ser usada para decisões estratégicas, com base em dados reais de custo dos serviços.
Para o prefeito Arnaldinho Borgo, a iniciativa representa um novo capítulo de modernização na administração municipal: “A contabilidade de custos vai nos mostrar, com clareza, quanto custa cada serviço prestado à população – seja uma consulta médica, uma vaga na escola ou a manutenção da iluminação pública. Essa informação é vital para garantir qualidade, eficiência e responsabilidade no uso do dinheiro público”, destacou.
A secretária de Finanças de Vila Velha, Adinalva Prates, reforça que o sucesso do projeto depende, também, do envolvimento e da liderança dos gestores municipais: “Cada secretaria municipal possui dados essenciais para alimentar o sistema, como folha de pessoal, planilha de insumos e serviços, entre outros. A participação ativa do secretariado é o que garante a fidelidade dessas informações”, explica.
E Adinalva completou: “Este workshop reafirma o compromisso da gestão do prefeito Arnaldinho com a modernização administrativa, a boa governança e a melhoria contínua na entrega dos serviços públicos”.
Fonte: Secretaria de Finanças