Mandados foram cumpridos no Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia. Um dos alvos é o líder da organização, foragido há mais de 13 anos.

Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (14), a Operação Sangue Frio para desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico interestadual de cocaína e lavagem de dinheiro. Ao todo, estão sendo cumpridos 28 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão temporária.

As ações ocorrem de forma simultânea no Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, todos estados ligados a integrantes do grupo investigado. De acordo com os policiais, o transporte da droga era feito caminhões frigoríficos carregados com carne bovina, saindo do Mato Grosso com destino ao estado capixaba.

Em dezembro de 2024, parte do grupo foi abordada, mas um dos investigados conseguiu fugir.

A partir da fuga dele, nós conseguimos produzir uma prova consistente de que, de fato, era um grupo grande, com uma fonte invisível de pessoas de fora do estado”, explicou Damasceno.

O nome da operação – ‘Sangue Frio’ – faz alusão à forma utilizada pelo grupo para esconder a droga.

Empresa do MT fornecia caminhões

De acordo com a PF, a droga era transportada em caminhões frigoríficos de uma empresa com sede no Mato Grosso, que distribuíam a droga em vários estados. A operação desta segunda-feira teve como foco a ponta da distribuição no Espírito Santo.

“A empresa tem a propriedade de alguns caminhões frigoríficos. E por que caminhão frigorífico? Porque é uma carga difícil de ser inspecionada. Vem dentro de padrões sanitários que, muitas vezes, impossibilitam a fiscalização no meio do caminho. É uma carga muito monitorada”, disse o delegado.

Força-tarefa com 240 agentes

Cerca de 240 agentes participam da operação, que conta com o apoio da Polícia Civil do Espírito Santo, Polícia Militar, Guardas Municipais de Serra, Vila Velha e Anchieta, além da Diretoria de Operações Táticas da Polícia Penal.

PF faz operação contra quadrilha que transportava cocaína do Mato Grosso para o Espírito Santo em caminhões de carne. — Foto: PF/ES

PF faz operação contra quadrilha que transportava cocaína do Mato Grosso para o Espírito Santo em caminhões de carne. — Foto: PF/ES

“A operação representa um duro golpe contra o tráfico de drogas no país, demonstrando a capacidade de articulação interestadual da Polícia Federal, com foco na desarticulação financeira e operacional de organizações criminosas”, destacou a PF.

Foi questionado o destino das carnes e quantas pessoas foram presas, mas até a publicação da reportagem não recebemos retorno. Segundo a polícia, as investigações vão continuar.

Fonte: G1