A Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (SEMDEH) e do Conselho Municipal das Cidades, promove na próxima segunda-feira, dia 30 de junho, a Conferência Municipal das Cidades, no auditório da Faculdade Anhanguera. O evento acontece das 7h30 às 19h e tem como tema: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social.”

Após sete anos desde a última edição, realizada em 2017, Guarapari retoma o ciclo de conferências, integrando a mobilização nacional promovida pelo Ministério das Cidades, que culminará na 6ª Conferência Nacional das Cidades. O objetivo é estimular a participação social nas decisões relacionadas ao desenvolvimento urbano.

O secretário municipal de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Alexandro da Vitória, ressalta a importância do evento. “Retomar a Conferência das Cidades é fortalecer a democracia participativa e ouvir quem vive a cidade todos os dias. Moradia, mobilidade, saneamento, regularização fundiária, e planejamento urbano, tudo isso precisa ser construído de forma coletiva. Esse momento é fundamental para pensar uma Guarapari mais justa, equilibrada e preparada para o crescimento”, destaca.

A programação contará com painéis expositivos, grupos temáticos, debates, plenária final e eleição dos delegados que representarão Guarapari na etapa estadual. Também está prevista a reestruturação do Conselho Municipal das Cidades. A participação é aberta ao público e todos os interessados podem contribuir com propostas e reflexões para o futuro urbano da cidade. Os participantes receberão certificado com carga horária de 8 horas.

Entre os destaques da programação estão duas palestras técnicas com nomes de referência:

Ana Maria Guilherme Bailon, engenharia metalúrgica com mestrado em engenharia de metalurgia e materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Atuação durante 23 anos na área de Engenharia de Processos da Samarco desenvolvendo insumos sustentáveis para pelotização, conduzindo projetos de melhoria voltados para inovação que tiveram como resultado publicações, premiações e várias patentes registradas. Experiência em pesquisas com minério de ferro, geometalurgia e descarbonização.

Marcelo de Oliveira, doutor em administração e Mestre em Estratégia e Governança Pública e Privada pela FUCAPE, com graduação em Direito pela Universidade de Vila Velha (UVV). Professor da Fucape Business School, acumula mais de 25 anos de experiência na gestão pública, tendo liderado projetos estruturantes nas áreas de saneamento ambiental, mobilidade urbana, macrodrenagem, resíduos sólidos, planejamento de cidades e, especialmente, regularização fundiária.

Programação – 30 de junho de 2025
Manhã

07h30 – Credenciamento
08h30 – Plenária de abertura
09h00 – Leitura e aprovação do regimento
09h30 – Intervalo
10h00 – Painel e grupo de discussão: Sustentabilidade Ambiental e Mudanças Climáticas
11h45 – Encaminhamentos
12h00 – Encerramento da manhã

Tarde

13h00 – Credenciamento
14h00 – Abertura dos trabalhos
14h15 – Painel e grupo de discussão: Habitação e Regularização Fundiária
16h00 – Intervalo
16h15 – Indicação e eleição de delegados
17h15 – Seleção e validação das propostas
18h00 – Plenária final
19h00 – Encerramento

Fonte: Secom