Projeto obtido com exclusividade por A Gazeta traz detalhes do ramal da Vitória a Minas que será construído pela Vale entre Santa Leopoldina e Anchieta
O projeto do ramal da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) que será construído pela Vale entre Santa Leopoldina e Anchieta prevê a construção de um túnel de 715 metros de extensão, localizado na região de Viana. A estrutura será construída na altura do quilômetro 25 da ferrovia.
Conforme projeto obtido com exclusividade por A Gazeta, a construção será realizada a partir de metodologia como o Novo Método Austríaco de Túneis (NATM) e escavação a céu aberto. Em trechos rochosos, o desmonte será realizado com o uso de explosivos. A previsão é que a construção do túnel leve 28 meses, entre o primeiro e o terceiro anos do projeto.
Além do túnel, o projeto contempla ainda a construção de uma série de estruturas projetadas para transpor vales, rios e cruzamentos com vias, com o objetivo de estabelecer travessias seguras para a população e veículos:
- 14 pontes ferroviárias: duas em Santa Leopoldina, quatro em Cariacica, uma em Viana, uma em Vila Velha, quatro em Guarapari e duas em Anchieta;
- 1 ponte rodoviária: em Santa Leopoldina;
- 8 viadutos ferroviários: um em Santa Leopoldina, quatro em Viana, dois em Guarapari e um em Anchieta;
- 12 viadutos rodoviários: dois em Cariacica, três em Vila Velha, cinco em Guarapari e dois em Anchieta;
- 44 passagens inferiores: quatro em Santa Leopoldina, sete em Cariacica, seis em Viana, uma em Vila Velha, 16 em Guarapari e dez em Anchieta.
- Fonte: A Gazeta