Fernando Zardini Antônio é um destacado jurista capixaba, natural de Vitória, Espírito Santo, nascido em 21 de fevereiro de 1967. Sua trajetória profissional é marcada por relevantes contribuições ao sistema judiciário e ao Ministério Público Estadual (MPES).
Formação Acadêmica
Zardini é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), formado em 1989. Complementou sua formação com pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal pela Associação Espírito-Santense do Ministério Público (Aesmp) e Consultime. Além disso, possui especialização em Inteligência de Estado e Inteligência de Segurança Pública com Direitos Humanos, pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, em parceria com o Centro Universitário Newton Paiva.
Carreira no Ministério Público
Ingressou no MPES em 1991 como promotor substituto, atuando em diversas comarcas do estado, incluindo Muqui, Guarapari, Alfredo Chaves, Iconha, Piúma, Anchieta, Conceição do Castelo, Nova Venécia, Cariacica, Vila Velha e Vitória. Ao longo de sua carreira, ocupou cargos de assessor de gabinete, chefe da Secretaria-Geral e gerente-geral. Foi procurador-geral de Justiça por quatro anos, período em que implementou políticas de combate ao crime organizado, corrupção e sonegação fiscal, além de fortalecer a atuação do MPES em áreas como meio ambiente e direitos humanos .
Atuação no Executivo
Entre junho de 2004 e janeiro de 2006, Zardini exerceu o cargo de secretário de Estado da Justiça no governo. Sua gestão foi marcada por ações voltadas à melhoria do sistema prisional e à implementação de políticas públicas na área de segurança .
Ascensão ao Tribunal de Justiça
Em maio de 2015, Zardini foi nomeado desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), após ser escolhido em lista tríplice encaminhada pelo TJES.
Desde sua posse, Zardini tem se dedicado à 1ª Câmara Criminal do TJES, com foco na aproximação do Judiciário com a sociedade e na busca por soluções mais eficazes para os desafios enfrentados pela população capixaba .
Fonte: Portal Colina Notícias