Os homenageados vão receber a Comenda Waldemar Almeida Lyrio
A luta dos trabalhadores ao longo dos anos pela redução da jornada, por melhores condições de trabalho e bem-estar darão o tom da Sessão Solene promovida pelo deputado estadual João Coser. Com tema “Trabalho, saúde e vida” a solenidade faz parte das comemorações do Dia dos Trabalhadores e será realizada na próxima terça (13), às 18h30, na Assembleia Legislativa.

Para João Coser, as comemorações do Dia 1º de Maio são importantes para reconectar os trabalhadores às suas bases e renovar forças para seguirem firmes em defesa de seus direitos. “Estamos passando por um momento importante de transformações com o Governo do presidente Lula. Estamos praticamente em pleno emprego, temos uma política de valorização do salário mínimo e um canal de diálogo aberto. Mas ainda temos muitos desafios pela frente. Hoje nossa principal pauta de reivindicação é a redução da jornada de trabalho”.
Para tornar a comemoração ainda mais especial, essa será a primeira vez que a Comenda Waldemar Almeida Lyrio será entregue. Criada a partir de uma ação do deputado João Coser, a Comenda Waldemar Almeida Lyrio é destinada a cidadãos – sindicalistas trabalhadores e trabalhadoras –, que dedicam suas vidas à defesa dos direitos e da dignidade dos trabalhadores e que lutam pela construção de uma sociedade mais igualitária e justa. “A comenda é uma forma de manter vivo o legado de Waldemar e tudo o que ele representa para o movimento sindical”, explica João Coser.
Homenagem
Waldemar Almeida Lyrio era um trabalhador da Construção Civil, militante histórico capixaba, membro da Pastoral Operária, sindicalista e fundador da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas (Sintapi).
Waldemar foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintraconst-ES) e um dos fundadores do Jornal Operário da Construção, que existe até hoje e é umas das principais ferramentas de informação e luta do Movimento Sindical Nacional. Waldemar faleceu em 2012, aos 68 anos.
Fonte: Assessoria do deputado João Coser







































