Expectativa é que Estado registre recorde de frio esta semana

A massa de ar polar, que derrubou as temperaturas no Sul do País e fez até nevar em algumas cidades, vai chegar ao Espírito Santo nesta quinta-feira, primeiro dia de julho, de acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Em entrevista ao Tribuna Online, o coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ramos, informou que a expectativa é que, na região Serrana, a temperatura mínima chegue a 4°C, batendo o recorde de dia mais frio do ano. 

Hugo explicou ainda que, nesta quarta-feira (30), antes da chegada da massa de ar polar, uma frente fria vai passar pelo Estado, mudando as condições climáticas e fazendo com que todas as regiões capixabas possam esperar:

Formação de nuvens;

Chuva fraca ao longo do dia (com menos frequência nas regiões Norte e Noroeste);

Queda de temperaturas máximas;

Vento com intensidade moderada a forte.

Na Grande Vitória, por exemplo, a temperatura mínima vai ser de 17°C e máxima de 26°C, enquanto na região Serrana, elas podem variar entre mínima de 6°C e máxima de 22°C

Chegada da massa de ar polar

Já na quinta-feira (1°), a frente fria se afasta do território capixaba, em direção à Bahia, o que diminui as nuvens no Espírito Santo. Sem o sistema frontal, a massa de ar polar vinda do Sul consegue entrar no Estado e derruba mais ainda as temperaturas. 

Para os municípios da região Serrana, por exemplo, a expectativa é que a mínima chegue a 4°C, com máxima de 22°C. De acordo com Hugo, a diferença entre as temperaturas mínima e máxima das demais regiões capixabas não deve passar de 10°C. Na Grande Vitória, a mínima vai ser de 16°C e máxima de 26°C. 

“A expectativa para a Grande Vitória é que as temperaturas não caiam tanto quando na região Serrana, mas elas devem ficar baixas mesmo assim”, afirmou o coordenador de meteorologia do Incaper.

Além do frio, na quinta-feira (1°), a presença da umidade transportada pelos ventos costeiros provoca chuvas rápidas no início e no fim do dia e ainda pode haver formação de geada nos trechos mais elevados da região Serrana. Os ventos atingem velocidade moderada no litoral, podendo ocorrer algumas rajadas no litoral norte.

Fonte: Tribuna online