Idosos acima de 60 anos podem começar a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no mês de março. Essa é a expectativa de Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). 

Em coletiva de imprensa, transmitida pela internet, na tarde desta segunda-feira (8),  o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, afirmou que isso será possível caso haja o fornecimento de doses suficientes para atender esse grupo de pessoas.

“Para o mês de março, havendo uma continuidade do fornecimento de doses suficientes, o Espírito Santo tem toda condição de realizar a vacinação de todos os idosos acima de 60 anos. Esse grupo populacional é de cerca de 500 mil pessoas no Espírito Santo. Então, teríamos que ter doses suficientes para vacinar mais de 500 mil pessoas, descontando os de 90 e 80 que, eventualmente, já tiverem sido vacinados”, explicou ele.

Na última semana, o Estado iniciou a vacinação dos idosos acima de 90 anos com as doses que sobraram nas primeiras remessas enviadas pelo governo federal em janeiro. 

Há a expectativa da chegada de um novo lote de vacinas ainda neste mês, entre os dias 20 e 25. “Imediatamente, vamos vacinar o grupo de idosos cujas doses sejam suficiente. Se forem doses suficientes, vamos vacinar idosos acima de 80 anos. Se não forem, vamos vacinar idosos acima de 85 anos”, informou Reblin.

Até o momento, o Espírito Santo recebeu mais de 207 mil doses de imunizantes, segundo a Sesa. Além de idosos, também são vacinados nessa primeira fase profissionais da saúde, que atuam na linha de frente da Covid-19, e de Instituições de Longa Permanência (ILP).

Fonte: Tribuna Online