Uma das vítimas sofreu uma parada cardiorrespiratória após sofrer a descarga elétrica e morreu no hospital

Dois homens foram atingidos por um raio enquanto corriam pela orla marítima de Itapema, em Santa Catarina, na noite desta sexta-feira (2), por volta das 19h. Um deles morreu. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, quando a vítima fatal foi encontrada pelos socorristas, ela já apresentava parada cardiorrespiratória (RCP).  A equipe iniciou os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar e encaminhou o homem para um hospital da região. No entanto, ele não resistiu e faleceu na instituição de saúde

Já o sobrevivente estava desorientado e foi atendido pelos bombeiros até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

De acordo com o site NSTotal, o homem que morreu após ser atingido pelo raio foi identificado como Fabricio Corrêa Gasparetto, de 47 anos. Ele era corretor de imóveis e gostava de praticar esportes.

Descarga elétrica de um raio

Quando um raio atinge diretamente uma pessoa, a corrente elétrica que passa pelo corpo é de 30 mil a 40 mil amperes, cerca de mil vezes mais forte que a corrente de um chuveiro elétrico. Se a vítima estiver em uma piscina ou no mar, a situação pode ser mais perigosa ainda já que a água conduz muito bem a eletricidade. Uma descarga elétrica desse porte causa danos irreversíveis ao sistema nervoso e ao coração. No entanto, o mais comum é que as vítimas dos raios sejam atingidas de forma indireta, ou seja, recebem correntes elétricas por ramificações do eixo principal do raio ou pelo solo.

Fonte: ND+